23/01/2026

Estratégia de mobilidade com zero emissões da STCP conta com 20 novos autocarros 100% elétricos

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) iniciou, esta semana, a operação de 20 novos autocarros 100% elétricos, dando mais um passo decisivo na sua estratégia de transição energética e mobilidade com zero emissões. A primeira viagem contou com a presença do vereador da Mobilidade e Transportes, Hugo Beirão Rodrigues, marcando simbolicamente o arranque desta nova fase da frota.

O investimento, no valor global de 8,6 milhões de euros, é o primeiro totalmente suportado totalmente pelos seis municípios acionistas da STCP — Porto, Vila Nova de Gaia, Maia, Matosinhos, Valongo e Gondomar — desde o processo de intermunicipalização da empresa, concretizado em 2021. A aquisição reflete o compromisso conjunto das autarquias na construção de um sistema de transporte público cada vez mais sustentável, moderno e alinhado com os desafios ambientais.

DR_autocarros_eletricos_STCP_2026_01.jpg

Com a integração destas novas viaturas de dimensões standard, a STCP passa a dispor de 88 autocarros livres de emissões, correspondendo a cerca de 20% da frota operacional. A restante frota é atualmente composta por veículos a gás natural (70%) e a diesel (10%). Até ao final de 2026, está prevista a chegada de mais 38 autocarros elétricos (30 standard e oito mídis), permitindo que a empresa atinja um total de 126 autocarros elétricos, o que representará cerca de 30% da frota total.

Os novos veículos incorporam tecnologia de última geração, com destaque para o sistema de visão panorâmica 360º ("olho de falcão"), maior eficiência energética, autonomia superior a 400 quilómetros, redução significativa dos níveis de ruído e melhorias ao nível do conforto e da segurança para passageiros e motoristas. Vão substituir 20 viaturas em final de vida útil, que serão abatidas, contribuindo para a renovação e modernização da frota.