10/12/2025

Câmara mantém oferta de viagens em transporte público

A Câmara do Porto vai manter a oferta de 22 viagens aos munícipes que possuam Cartão Porto. para utilização nos transportes públicos. Prorrogação do protocolo foi ratificada, por unanimidade, na reunião de Executivo desta quarta-feira.

Apesar de se encontrar a avaliar uma eventual reformulação da medida, "ponderando a sua substituição por um instrumento mais abrangente e estrutural", o Executivo considera "essencial garantir a estabilidade e previsibilidade do regime atualmente em vigor, prevenindo ruturas operacionais ou qualquer descontinuidade no acesso aos benefícios atribuídos aos munícipes".

"O Município do Porto mantém como prioridade estratégica a promoção do transporte público, a redução da dependência do automóvel individual e o cumprimento dos compromissos assumidos em matéria de sustentabilidade ambiental e neutralidade carbónica", assegura o presidente da Câmara, na proposta que assina.

A despesa relativa à execução do programa "Porto. Viagens Ocasionais" no ano de 2026, que permite a circulação em autocarro, metro, elétrico e no Funicular dos Guindais, terá como teto máximo os 2,1 milhões de euros.